A Sessão Afrocine ocorre desde o ano de 2018. É um projeto criado em parceria com o Cineclube Coxiponés, em que os filmes selecionados em todas as edições das Mostras de Cinema Negro, bem como outros filmes convidados, são exibidos e debatidos em data mensal fixa, no auditório do Centro Cultural da UFMT, em mostras itinerantes em escola públicas, da cidade de realização da mostra e interior do estado e também em instituições quando solicitado.
A sessão é gratuita, aberta aos alunos da universidade e à comunidade. Os curadores Anna Maria Moura e Wuldson Marcelo são responsáveis pela seleção de filmes, tanto das mostras realizadas como da Sessão Afrocine.
A sessão Afrocine tem um público reglar e é um dos motivos de orgulho do Coletivo Quariterê por extrapolar, pela primeira vez, o limite da capacidade do auditório do Centro Cultural da UFMT ao exibir, juntamente com outros curtas-metragens o lançamento do filme “Como ser racista em 10 passos”, da diretora Isabela Ferreira.
Sessão AfroCine 2021
AFROFUTURISMO
Tecnologia da resistência
Agitando a Resistência Negra – 2ª edição – VI Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso
AFROFUTURISMO – Tecnologia da Resistência
Curador: Wuldson Marcelo. Diretora de Programação: Jackeline Silva. Produtora Executiva: Carolina Damasceno e Anna Maria (voluntária). Assistente de Produção: Raylla Borges e Naiane Gonçalves. Comunicação e Mídias: Thamires Brito e Silvano Júnior. Identidade Visual e design gráfico: Lyn Alves. Desenvolvedor Web: Felipe Gonçalves