7ª Mostra Quariterê

CARTAZ_LOGO_2

ATÉ 26 DE ABRIL

 

Mostra de Cinema Negro de MT prorroga prazo de inscrições

 para produções negras e indígenas

Participação é gratuita e Mostra acontece entre os dias 04 e 06 de julho

 

A 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso prorrogou o prazo para submissões das inscrições para o dia 26 de abril. Com a temática “Territórios e Territorialidades: disputa de narrativas”, a Mostra selecionará produções com protagonismo negro e indígena, discutindo dinâmicas e provocações sobre pertencimentos e localidades. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online (clique aqui).

 

Com o intuito de potencializar a pluralidade dos modos de afirmação da identidade e resistência de diferentes povos, serão aceitos filmes de curta-metragens de todas as regiões do Brasil e de todos os gêneros (Ficção, Documentário, Experimental, entre outros). Desde que as produções inscritas tenham sido lançadas entre 2022 e 2024 e sejam obrigatoriamente dirigidas e/ou realizadas por pessoas negras e indígenas.

 

A lista oficial dos filmes selecionados será divulgada online a partir do dia 09 de maio de 2024, por meio do site do Intituto Quariterê (https://quaritere.com.br/site/) e no perfil do Instagram (https://www.instagram.com/quaritere/).

 

Os selecionados participarão da Mostra competitiva, disputando as categorias: Melhor Filme de Ficção; Melhor Filme Experimental; Melhor Documentário e Melhor Videoclipe da 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso.  O prêmio oficial da  7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso é o Troféu Quariterito, que esse ano será esculpido pela artista Patty Wolf e será entregue aos vencedores das Mostras Competitivas.

 

Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso 

 

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surge como um movimento de contra narrativa às produções mercadológicas que repercutem historicamente imagens raciais estereotipadas e pouco diversas sobre povos negros e indígenas. Ao ressaltar o protagonismo de produtores e realizadores, por vezes marginalizados, a intenção é debater e refletir sobre a presença do negro e indígena no audiovisual e as múltiplas possibilidades de narrar sobre corpos, territórios, anseios políticos, sociais e culturais.

 

Ao longo da sua trajetória, a Mostra já construiu debates sobre Afrofuturismos, Sobre(Vivências), sempre em busca de ampliar a visibilidade de produções audiovisuais nos contextos regionais e nacionais.

 

A 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso  será realizada entre os dias 04 a 06 de julho, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, com exibição de filmes selecionados para a Mostra Competitiva, além de diversas oficinas e espaços de debates.

 

A integrante atuante e fundadora do Aquilombamento Audiovisual Quariterê, Juliana Segóvia, incentiva a participação de profissionais do audiovisual de todo Brasil e também convida a comunidade geral a prestigiar os dias de evento.

 

“A participação do público é o maior objetivo que temos com a mostra. Produções artísticas como o cinema só fazem sentido se existe um público para ser espectador. O nosso intuito enquanto organizadores da mostra é ter a presença do maior número possível de pessoas, de variados territórios da cidade de Cuiabá, assistindo a filmes que possam dialogar com suas vivências, trajetórias e que possam trazer também identificação”, completa a integrante do Quariterê.

 

A 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso é realizada pelo Instituto Quariterê, em parceria com o Instituto InRede e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

SERVIÇO

 

7ª Mostra Quariterê de Cinema

Inscrições Encerradas

Confira o regulamento aqui:

https://docs.google.com/file/d/1xKOHsjxlpHjwUQ498W8QDKEbaeF5tfx5/edit?filetype=msword

 

Bea Passos

Assessoria de Imprensa